sexta-feira, 26 de março de 2010

St-Viateur ou Fairmount: qual o melhor bagel de Montreal?


Em Montreal, bagel é coisa séria. As rosquinhas locais são bem diferentes daquelas encontradas em Nova Iorque. Os produtores do verdadeiro bagel Montreal-style devem seguir uma série de regras no preparo: a massa é enrolada à mão, não leva sal e é assada num forno à lenha. O resultado é um pão mais maciço, doce e crocante do que o nova-iorquino... e muito melhor, você vai ouvir todo mundo dizer por aqui (com razão).

Os dois fabricantes mais tradicionais da cidade, Fairmount (sobre o qual a Maria Ganem já escreveu aqui no blog) e St-Viateur, ficam em Mile-End e são para o bagel de Montreal mais ou menos o que o Pat's e o Geno's são para a cheesesteak da Filadélfia. A rivalidade existe desde a década de 50 e até hoje ninguém conseguiu declarar um vencedor nessa disputa.

Resolvi então comer nos dois lugares no mesmo dia, para poder comparar melhor um com o outro e realmente não entendo como pode existir dúvida: o bagel da St-Viateur é muito melhor.

Fabriqueta da St-Viateur

A St-Viateur tem um menu muito menor, são só três variedades (com sementes de papoula, gergelim ou sem nada) contra as mais de vinte do Fairmount, mas o bagel deles tem uma casquinha muito mais crocante e a massa é mais saborosa. Além de experimentá-los na hora, levei alguns para casa também. Foi aí que o St-Viateur se mostrou realmente superior: um dia depois, o bagel da Fairmount estava tão duro que não foi possível cortá-lo com uma faca (jogamos cinco no lixo), enquanto o do concorrente sobreviveu bem até o final da embalagem.

Como somente a Fairmount oferece sabores menos tradicionais, resolvi comer um de chocolate, bem gostoso, e um de alho, algo que eu espero nunca mais precisar colocar na boca: é incrivelmente amargo, uma decepção, uma vez que eu realmente gosto de alho (estou até planejando uma viagem para Gilroy!)

Enfim, quando você estiver com fome no meio da madrugada, recomendo ir ao St-Viateur e pedir um bagel de gergelim com lox. Só vá ao Fairmount se estiver com vontade de comer um bagel de chocolate de sobremesa.

Fairmount Bagel: 74, Ave. Fairmount O., tel. (514) 272-0667
St-Viateur: 263, Rue St-Viateur O., tel. (514) 276-8044

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário