domingo, 7 de março de 2010

Restaurante Daou: "se é bom para a Céline, é bom pra mim"

Se você procurar informações sobre o Daou pela internet, provavelmente encontrará frases como a do título deste post e várias outras menções ao fato de Céline Dion e o marido René Angélil (descendente de libaneses) frequentarem o restaurante. Mais até do que sobre a comida, o que é uma pena, tendo em vista que o lugar é excelente.

O restaurante tem dois endereços, ambos um pouco afastados dos pontos turísticos mais comuns da cidade, mas a visita vale a pena. Nunca fui no local original, em Villeray, onde - reza a lenda - Céline Dion já até cantou parabéns para um outro cliente que estava fazendo aniversário, mas se a comida for tão boa quanto a da unidade de Ville Saint-Laurent, recomendo muito.

O lugar tem uma fachada feia, numa avenida mais feia ainda. Você entra e não melhora muito: parece, sei lá, a Tapeçaria Chic. Você logo percebe que é o tipo de lugar onde as famílias vão para "jantar fora", não pra você levar a namorada no primeiro encontro.

O cardápio é bastante tradicional e, além dos pratos individuais, oferece as "sugestões do chef": quatro pratos com pequenas porções, bom para experimentar um pouco de cada. Pedimos dois desses: um foi o "assiette d'assortiment", com charutos de folha de uva, falafel, quibe, esfiha de carne e vegetariana, babaganuche e homus.

O segundo foi o "assiette de grillades", com kebab de filet mignon, frango e kafta, com um potinho de manteiga de alho, além de arroz ou fritas. Não vejo o menor sentido em oferecer fritas num prato desses, mas se você estiver tentado a pedi-las, saiba que o arroz é delicioso e as batatas são oleosas (pelo menos foi o que eu consegui observar olhando a mesa ao lado).

Todos os pratos são muito bem preparados, da massa super fresca das esfihas até as carnes macias e cuidadosamente temperadas. A kafta foi provavelmente a melhor que eu já comi.

De sobremesa, pedimos muhallabia (pudim de arroz) com pistache, que veio bem gelado e baklawa (massa folhada) recheada com nozes, com um sabor bastante amanteigado. Ambos deliciosos, até esqueci de tirar uma foto!

O total da refeição para duas pessoas, sem vinho, dá em torno de CAN$80.

Independente de Céline Dion, paredes revestidas com lambris de madeira e cafonices como pratos personalizados com o nome do lugar, o Daou é sem dúvida um dos melhores restaurantes de cozinha do Oriente Médio da cidade. Vale a pena sair do centro para comer um pouco de comfort food libanesa de qualidade enquanto um grupo de velhinhos na mesa ao lado canta "Parabéns a você" em árabe.

519, rue Faillon E.
Montreal

2373, Boul. Marcel-Laurin
Ville Saint-Laurent

Bookmark and Share

2 comentários:

  1. O Dau é ótimo mesmo, minha opção n. 1 pra comida Libanesa. Tem sempre um prato do dia, muito bom também. Mas pra não errar, essa sua pedida foi ótima. Outra coisa: eles servem um homus com uma carninha moída que é delicioso!!!
    AH! as fritas são ótimas tb, e olha que sou bem natureba!!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar do homus com carne moída deles, nunca comi... da próxima vez que for lá, vou pedir.

    ResponderExcluir