segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Terça-feira é dia de cinema em Montreal!



Não importa o dia em que estréiam os filmes, para os estudantes montrealenses o acontecimento tem data marcada: é sempre às terças-feiras, quando o preço da sessão cai pela metade. Montreal tem muitas salas de projeção, cada uma com características particulares. Neste dia da semana, o programa custa de cinco a oito dólares (para qualquer pessoa), um valor bem honesto.

Filmes americanos, ou mais comerciais, chegam a Montreal nas salas do Banque Scotia ou do AMC Fórum 22, o antigo estádio de hóquei da equipe Montreal Canadiens, (para citar os mega-complexos anglofônicos mais centrais da cidade). Cada um deles dispõe de umas 20 salas de cinema, sendo algumas delas especiais para versões em 3D, a cada dia mais concorridas.
Por falar em cinema 3D, vale a pena conhecer a sala imax-telus, situada no Centro de Ciências de Montreal à beira do rio, no charmoso bairro do Vieux Port. Embora os filmes em cartaz não sejam os mais impressionantes, o som de excelente qualidade e o telão que ocupa toda a parede dianteira da sala (de uma lateral a outra, do chão ao teto) dão graça à experiência.

Mais alternativos são os cinemas do bairro boêmio Quartier Latin. Entre eles esta o Cinema Imperial, uma sala à moda antiga com 820 lugares, inaugurada em 1913. Trata-se de um antigo teatro conservado com todo seu charme original: um grande hall de entrada, uma abóboda central, detalhes dourados por todos os lados, cortinas de veludo vermelhas, cadeiras em couro, e afrescos no teto saltam aos olhos ao entrarmos no local.
Pertinho dali fica a moderna Cinémathèque Québécoise, um centro de cinema e documentação fundado em 1963 por um grupo de cineastas canadenses. Além das salas de projeção, a Cinémathèque mantém em seu acervo 35 mil filmes internacionais, 25 mil programas de TV, 28 mil pôsteres, 600 mil fotos, além de aparelhos antigos, roteiros, livros e revistas sobre cinema e televisão, todos disponíveis em sua mídiateca. Depois do filme, vale dar uma passada no bar da casa, igualmente especial.
O Office National du Film du Canada (ONF) é outro must see da cidade. O prédio que dobra a esquina da rua Saint Denis com o Boulevard de Maisonneuve é um dos mais bonitos de Montreal. Toda em vidro, com uma forte estrutura de ferro e iluminação colorida, a ONF – produtora e distribuidora nacional de obras audiovisuais – abriga 9 500 filmes e animações canadenses, aos quais o visitante tem acesso em cabines individuais de projeção. Ha também uma sala de cinema, onde são exibidos filmes mais alternativos.

Ainda nesta linha underground, esta o Cinéma Parallèle localizado no complexo Ex-Centris, aos pés do badalado Boulevard Saint Laurent. La é possível assistir a curtas recém-premiados, filmes de diretores franceses, tal qual Agnès Varda, e outros de apelo mais cult. Pra terminar, o Festival du Cinéma Brésilien de Montreal acontece no Cinéma du Parc, mais um simpático cinema de Montreal. Suas salas bem pequenas na Avenue du Parc projetam documentários estranhos, filmes antigos e outros "fora do circuito", além de abrigarem muitos festivais de cinema.
A dica da semana é assistir à comédia romantica 500Days of Summer, de Marc Webb, com Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário