sábado, 29 de agosto de 2009

Sofitel, W, St. James, Opus, Gault, Place d'Armes e Vieux Port: os melhores hotéis de Montréal



colaboração especial de Alexandra Forbes



As pessoas vivem me pedindo recomendação de onde se hospedar em Montréal, então resolvi dividir com este blog alguns de meus hotéis favoritos. O primeiro passo, antes de reservar, é escolher em que parte da cidade ficar. Há duas opções: Downtown, o bairro dos arranha-céus, dos escritórios, das lojas e da famosa rua Saint-Catherine, ou Vieux Montréal, o bairro histórico com sobrados antigos de pedra, passeios de charrete e montes de turistas. Cada um tem suas vantagens e desvantagens... mas para uma primeira visita, acho que o centro antigo pode ser uma boa. Turístico, sim – mas também charmoso e romântico e, sabendo onde procurar, excelentes restaurantes onde só os nativos vão.

No Vieux Montréal:


Le St-James (na foto acima)

Esse é, de longe, o melhor hotel da cidade. Pequeno, exclusivo, ocupa um charmoso predinho centenário onde funcionava um banco.


Banheiros são revestidos de mármores de diferentes cores e origens, e os apartamentos esbanjam uma elegância clássica (brocados, tapetes persas, candelabros de cristal, cortinas drapeadas e relógio Bulova prateado na cabeceira). O que o décor tem de tradicional, os gadgets têm de modernos: som Bang & Olufsen, tevês de tela plana, luzes que acendem sozinhas, etc.

Rua Saint-Jacques, 355, tel. (514) 841-3111, www.hotellestjames.com


Hôtel Place d’Armes

Recentemente esse hotel-butique acrescentou um ótimo spa com banhos turcos e triplicou de tamanho quando dois prédios vizinhos ao original foram comprados.


Os quartos novos são maiores e melhores, decorados em cinzas e marrom (e falsas peles sobre as camas), então exija ficar num deles. Não deixe de tomar um drinque no bacaníssimo lounge anexo ao lobby.

Côte de la Place d’Armes, 701, tel. (514) 842-1887, www.hotelplacedarmes.com


W

Quem conhece os W de Nova York já sabe: o signature look da rede inclui muito preto e branco, móveis geométricos e música eletrônica tocando no lobby. Dos muitos hotéis moderninhos de Vieux Montréal, este leva o troféu por ser o mais novo e ter a melhor vista para a charmosa praça Victoria (vários dos apartamentos, em formato de mini-lofts com banheiros abertos e paredão de vidro ao invés de janelas, se valem desse fato).

Praça Victoria, 901, tel. (514) 395-3100, www.whotels.com


Auberge du Vieux-Port

Fica bem no miolinho turístico, na rua do velho porto que beira o rio São Lourenço. Os melhores quartos são os de quina, como o 306, com parede de pedra e vigas aparentes.
O auberge também aluga lofts com um ou dois quartos, sala e quitinete para famílias de até 6 pessoas a preços muito atraentes.

rua de la Commune, 97, 876-0081, www.aubergeduvieuxport.com



Gault


Ultra moderninho, lobby espartano com, ao fundo, uma sala de leitura cheia de livros de design. Maria Ganem, autora deste blog, ficou lá e dividiu suas impressões nesse post aqui.


No Downtown:

Sofitel

Desde que o histórico e imponente Ritz Carlton decaiu e perdeu o trono, o novo Sofitel, quase vizinho, tomou seu lugar como melhor hotel do Downtown. Apesar de fazer parte de uma grande rede internacional, o design é único e cheio de personalidade, especialmente no lobby inundado de luz natural. Nos banheiros, produtos com a grife Roger & Gallet e espelhos anti-embaçantes. Nos quartos, todos ensolarados e decorados em tons de bege, carpetes ultra-macios, escrivaninha espaçosa, camas fofíssimas e flores frescas.

Rua Sherbrooke Ouest, 1155, tel. (514) 285-9000, www.sofitel.com



Opus

Mais novo hotel da cidade, é também o mais badalado, graças a seu restaurante-lounge asiático Koko. Faz o tipo moderninho, com lobby meio setentinha e muita cor no décor.

Rua Sherbrooke West, 8, 657-5656, www.opushotel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário