sábado, 22 de agosto de 2009

Começa dia 27 o Festival des Films du Monde: 750 sessoes de cinema e varias exibições gratuitas no coração de Montreal


O Festival des Films du Monde vai tomar conta de Montreal entre 27 de agosto e 7 de setembro. A competição traz este ano 400 filmes para a cidade, sendo 130 longas internacionais e inéditos. Trata-se do maior festival independente da América do Norte, adorado pelos diretores de primeira viagem que têm um lugar de destaque na competição. O FFM é conhecido também pela sua diversidade cultural, 78 paises estarão representados, entre eles o Brasil pelo diretor José Padilha (que exibe a realidade da fome em seu documentário Garapa).

O festival é dividido em sete categorias, entre as quais estão a competição mundial, a competição de primeiras obras (compétition des premières oeuvres), a competição de documentários do mundo, o olhar sobre os cinemas do mundo (regards sur les cinémas du monde), e os hors-concours. O passaporte com direito às 750 sessoes de cinema do festival custa $ 80. Os filmes serão exibidos no Cinéma Impérial, Théâtre Maisonneuve, Cinéma Quartier Latin, Cinéma ONF, e Hotel Hyatt Regency. Veja mais informações sobre preços e a programação aqui.

Seguem alguns filmes que me pareceram interessantes:

Silent Wedding (Nunta Muta), Horatiu Malaele, Romania-França

Mal dia para pescar, Alvaro Brechner, Urugai-Espanha

Eatrip, Yuri Nomura, Japao

Sob as estrelas é possível ver filmes antigos de graça! A programação da Esplanade de la Place des Arts inclui o documentário Woodstock: 3 days of peace and music (1970), de Michael Wadleigh; o clássico de Stanley Kubrick, 2001: a space odyssey (1968); e o romântico In the mood for love (2000) de Wong Kar Wai (entre muitos outros). No Chapiteau de la rue Éméry, com exibições também gratuitas e ao ar livre, entram em cena curtas da ONF que ganharam ou foram indicados ao Oscar. É uma ótima oportunidade para ver no telão os chefs-d’oeuvre do canadense Norman MacLaren...


Nenhum comentário:

Postar um comentário