segunda-feira, 28 de junho de 2010

Praias em Montreal





Praia do Parc-nature du Cap-Saint-Jacques




A vantagem de morar em uma cidade cercada de rios como Montreal é que quando o verão finalmente chega você não precisa ir muito longe para ir à praia. Apesar de não ser tão exuberante quanto o litoral oceânico, as duas opções que temos na ilha são boas o suficiente para ajudar a aliviar o calor:


A praia do Parc Jean-Drapeau fica num lago na ilha Notre-Dame, no meio do autódromo, com vista para o Cassino. É a mais movimentada das duas praias da ilha, com capacidade para até 5 mil pessoas e tem ainda espaço para partidas de vôlei e aluguel de pedalinhos, caiaques e canoas. Recomendo o Jean-Drapeau para quem gosta de agito, já que fica bem no meio da cidade e é cheio de outras atividades, como o La Ronde (onde está acontecendo o Festival Internacional de Fogos de Artifício), um parque aquático e a Biosphère.

A entrada (sim, praia aqui tem entrada paga!) custa $8 para adultos e $4 para crianças entre 6 e 13 anos. Menores de seis anos entram de graça. O estacionamento custa $13 a diária, mas é possível chegar de metrô, descendo na estação Jean-Drapeau, que fica na ilha Sainte-Hélène.

Pra quem quer fugir dos turistas e prefere um pouco mais de sossego e natureza - que não é o forte da ilha Notre-Dame, artificial - o ideal é ir até a praia do Parc-nature du Cap-Saint-Jacques, em Pierrefonds. O parque é o maior da ilha e, além da praia na ponta do Lac des Deux Montagnes, tem trilhas para bicicletas e caminhada pela floresta, um observatório de tartarugas e uma fazenda orgânica - aberta à visitas o ano todo - cheia de animais fofos. Esta fazenda oferece ainda um serviço de "assinatura": você paga uma taxa anual e recolhe toda semana uma cesta cheia de legumes orgânicos frescos.

O equipamento para esportes aquáticos no Cap-Saint-Jacques é bem novo

A entrada da praia é gratuita para crianças até cinco anos, $3 para crianças entre 6 e 17 anos e $4,50 para adultos acima de 18 anos. Depois das 17h00, o acesso é gratuito para todos. O estacionamento custa $7 o dia. É possível alugar pedalinhos, caiaques e canoas por $13 a hora. Visitas à fazenda são gratuitas, mas a entrada é separada da praia e o estacionamento custa $7.


Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário