terça-feira, 22 de junho de 2010

Lionel Richie e Cassandra Wilson abrem o Festival International de Jazz de Montréal




Por Luciana Savioli, colaboração especial; fotos, Alexandra Forbes


Sem dúvida, o Jazz Fest, que começa nesta sexta, é “a menina dos olhos” da cidade. 
De longe, o maior e mais reconhecido evento de Montreal, que sacode o Quartier des Spetacles (vasta praça recentemente construída especialmente para receber os principais festivais da cidade) e os arredores durante 12 dias. Nessa época, o miolinho mais fervido do centro, chamado Quartier des Spectacles, fica fechado para carros e vários palcos são montados, além de restaurantes e quiosques de comidas e bebidas. Uma festa vibrante e absolutamente imperdível, com atividades infantis, batucadas, desfiles, gente dançando e, claro, muitos shows. Não à toa, é o maior festival do gênero no mundo.

Para quem não acredita na dimensão da coisa, alguns números: em 2009, o festival reuniu cerca de 2,5 milhões de espectadores, que acompanharam mais de 3 mil músicos em 300 shows gratuitos e 180 pagos. O Festival International de Jazz já trouxe figuras de peso da música mundial (Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, Ben Harper, Miles Davis, Ray Charles, Astor Piazzolla, Leonard Cohen, etc.) e não se restringe ao jazz, apesar do nome. Shows vão do rock ao folk, da salsa à música pop. Até o batuque de Carlinhos Brown já sacudiu as ruas. 
Desta vez, o festival receberá Jesse Cook, David Sanborn, Harry Manx Band, George Benson e Laurie Anderson.Vejam os shows que irão rolar neste fim de semana:




Informações: (514) 523-3378, montrealjazzfest.com; de 25 de  junho a 6 de julho de 2010; há muitos shows gratuitos, nas ruas do Centro da cidade – sendo o epicentro a Rue Sainte-Catherine (metrô Place-des-Arts); os espetáculos pagos têm preços variados – consulte o site.

 Aqui, mostramos um vídeo do festival do ano passado, para dar uma idéia do vibe:




Nenhum comentário:

Postar um comentário