sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Montreal Pool Room: o melhor hot dog da cidade?


Hot dog não é o meu tipo de lanche favorito, mas depois de mais de um ano morando aqui em Montreal e aproveitando que estava saindo de um show no Metropolis, resolvi passar no Montreal Pool Room para experimentar o famoso steamé deles, considerado por muitos montrealenses como o melhor da cidade e indicado na grande maioria dos guias de viagem.

O típico hot dog montrealense é vendido em duas variedades: o popular steamé, feito no vapor e o toasté, grelhado. Os hot dogs aqui são menores do que nos EUA (não vou nem comparar com as monstruosidades vendidas no Brasil, com purê, batata palha, milho, vinagrete e às vezes um pouco de salmonela) e vêm cobertos com mostarda, cebola e cole slaw.

O Montreal Pool Room, aberto em 1912, faz parte da história da cidade. Apesar do nome, hoje é uma lanchonete comum: o lugar não tem sequer uma mesa de bilhar já faz uns 25 anos. No começo deste ano, com todas as reformas que vêm transformando o Quartier des Spetacles num lugar mais moderno, limpo e muito menos interessante, mudou para o outro lado da rua, abandonando o Café Cléopâtre - um inusitado bar com strippers no primeiro andar e shows de drag queens no segundo - como último bastião da resistência contra as mudanças higienistas na região. O novo endereço pode não ter a história do anterior, mas os proprietários garantem que os hot dogs continuam sendo preparados da mesma maneira.


A lanchonete não tem absolutamente nada de especial: as mesas e o balcão são de alumínio, o que mais se assemelha com o que poderia ser chamado de decoração são alguns pôsteres velhos na parede... na madrugada em que passei por lá, a clientela se dividia entre o pessoal saindo das casas de show ao redor pra comer alguma coisa e trabalhadores procurando um lanche barato depois do trabalho.

Resolvi pedir a especialidade da casa: um combo com dois steamés, batata frita e uma lata de Cott Black Cherry Soda por $6. A batata não é ruim e o refrigerante é um dos meus favoritos (e é difícil de encontrar, bom saber que eles vendem), mas o hot dog é decepcionante: tanto o pão quanto a salsicha são do tipo que você encontra pra vender no dépanneur e o cole slaw não tem nada de muito especial também.


No final das contas, depois de ter mudado para um local novo e oferecer um cachorro-quente sem graça, não vejo muito motivo, com exceção daquela fome pós-balada, para ir até o Montreal Pool Room. Por incrível que pareça, recomendo mesmo é o cachorro-quente e a batata frita do Costco.

Montreal Pool Room: 1200 Boulevard Saint Laurent, tel. (514) 396-0460

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário