sábado, 21 de novembro de 2009

Manual do inverno em Montreal, como fazer para passar bem pela estação mais fria e longa do ano



Antes de vir para o Canadá, minha maior preocupação era saber como encarar o inverno da melhor maneira possível. Afinal aqui no alto do hemisfério norte faz frio boa parte do ano, de novembro a abril. Para os padrões cariocas, e até europeus, pode-se dizer que tecnicamente vivemos no inverno durante seis meses por ano! Portanto é fundamental saber aproveitar bem esta estaçao... Ainda estamos nos 10 graus, mas até fevereiro, vamos aos menos 30 graus, o que não é nada parecido com o que vivemos hoje. Além do frio, é preciso saber conviver com a falta de luz natural, pois no invernão, às 15h30 o sol começa a se por, e os dias ficam bem curtinhos. Mas não se desespere, mesmo com frio, neve e pouco tempo de sol, é possível passar um inverno agradável em Montreal. Para isso, basta encarar de frente essa estação gelada. Seguem então algumas dicas e coisas importantes a saber:

Primeiro é preciso considerar que Montreal – assim como todo o Canadá – é extremamente bem preparada para o inverno. Há aquecimento em todos os estabelecimentos, quilômetros de lojas e praças de alimentação subterrâneos e climatizados, e o sistema de transporte publico funciona à perfeiçao (isso quer dizer que os ônibus circulam com freqüência e têm hora certa para passar nos pontos, e uma vez que você sabe a hora, não fica do lado de fora esperando muito).

Depois é preciso saber que por mais frio que faça aqui, as roupas (certas) são capazes de te aquecer por um bom tempo. É claro que no inverno ninguém vai ficar na rua mais de 30 minutos. Nesse tempo, um casacão e botas impermeáveis, alem de meias de lã, luvas, cachecol e gorro são suficientes para te esquentar. Existem marcas de casacos famosas, como a Kanuk com alta tecnologia: são casacos quentes, à prova de agua, e bem leves. Mas não é preciso gastar $700 num casaco, há muitas opções a um bom preço, e no final o que determina mesmo o conforto térmico são as camadas que a gente usa. Por isso, investir numa boa segunda pele pode ser bastante util. Elas estao à venda por $40 (parte de cima e de baixo) em lojas como a Zellers e a Winners, que também têm casacoes a um bom preço (de$75 a $200). Procure marcas esportivas como a North Face, Columbia, Burton.

Uma boa dica é sobretudo curtir os esportes de inverno ao maximo. Ano passado estive em Mont Tremblant, onde aluguei um chalé por dois meses (janeiro e fevereiro). Foi uma ótima experiência! Graças aos esportes de inverno é possível ficar ao ar livre, ver o dia, pegar um sol no rosto, e fazer exercício, mesmo quando as temperaturas despencam a menos 30 graus. Depois de quatro horas na estação de ski, a sensação que temos é a mesma de ter curtido um dia de praia: ficamos cansados, mas com a nítida impressão de termos aproveitado muito bem o dia. Perto de Montreal há muitas estações de ski bacanas pra quem esta aprendendo: Bromont, Saint Sauveur, Saint Bruno entre outras. Todas têm aluguel de equipamentos, são acessíveis por carro ou ônibus, e ficam a (no maximo) duas horas da cidade. Vale a pena planejar uns quatro dias numa estação, ou um final de semana pelo menos, em janeiro ou fevereiro.

Outra sacada é estar matriculado em alguma academia de ginastica na cidade. Com o inverno, acabamos andando muito pouco nas ruas. Nada melhor que equilibrar o corpo fazendo regularmente uma atividade fisica. De quebra, ainda tem uma sauninha, ideal para aqueles dias de muito frio, quando queremos lembrar da sensação de sentir calor. Montreal tem a maior parede de escalada interna do mundo, no Centre d’Escalade Horizon Roc, essa pode ser uma ótima forma de espantar a preguiça nos meses frios do ano.

Acordar cedo pra aproveitar os dias de sol, (que são muitos no inverno, mas também os mais frios), é impressindivel. Uma boa idéia é fazer patinação ao ar livre. Duas pistas de patinação no gelo à céu aberto me encantam em Montreal, uma fica no Vieux Port, à beira do Rio Saint Laurent, e é super charmosa. E outra fica no alto do Parc Mont Royal, lugar deslumbrante no inverno.

Enfim, para quem nao aguenta viver tanto tempo no frio, a ultima dica é aproveitar os pacotes das agencias de viagem e pular fora do pais por uns dias. No inverno, é comum empresas como a Expedia oferecerem otimos descontos para Cuba, Republica Dominicana, Jamaica e outros lugares quentes no Mar do Caribe. No ano passado vi um pacote com tudo incluido - passagem aérea, hospedagem e alimentaçao - durante oito dias em Cuba por $800 dolares por pessoa! Fique ligado entao nas promoçoes...

Mas não deixe de curtir essa época do ano em Montreal também, pois a cidade fica lindíssima, e para levantar o astral por aqui, basta querer.

Bookmark and Share

7 comentários:

  1. Olá, gostaria de obter mais informações sobre Montreal. Meu marido recebeu uma execelente proposta de trabalho e estamos decidindo em nos mudarmos para Montreal.
    Minha preocupação é sobre trabalho. Atualmante tenho um restaurante juntamente com a minha família, estou pensando em estudar gastronomia em Otawa e gostaria muito de opiniões sobre este assunto. E também dicas de bairros legais para morar, academia, em fim tudo que uma mulher de 31 anos precisa...

    Help me, please!

    ResponderExcluir
  2. Ola Ana,

    Nao conheço bem Otawa. Mas se voce vier para Montreal, tem bastante informaçao nesse blog e no Montrealforinsiders.com tambem. Se quiser, me mande um email para mariaganem@gmail.com que eu posso tentar te ajudar.

    beijos Maria

    ResponderExcluir
  3. Consegui uma bolsa de estudo em Montreal, estou super feliz mas estou com medo de não aproveitar Montreal por causa do frio =( se puderem me dar dizas...serão bem aceitas vinicius_sillva@hotmail.com bjo bjoo

    ResponderExcluir
  4. O inverno é a minha estação preferida... Amo o frio! Eu quero ir morar em Montreal, porque o clima no Brasil é muito ruim, o verão é extremamente quente... Eu passo mal, desmaio, e o inverno, que é a minha estção, não faz frio e chove muito, não dá para aproveitar... Por isso quero ir morar em Montreal, que tem um verão não muito quente e um inverno bem frio, com neve e etc... MAL POSSO ESPERAR!!!! Além de Montreal ser uma cidade bem mais desenvolvida do que qualquer parte do Brasil, é lógico...

    ResponderExcluir
  5. Oi, meu nome é Luíse e eu tenho 12 anos...Em Janeiro vou fazer um intercâmbio para Montreal.
    Mas, faz pouco tempo que eu faço inglês(um ano mais ou menos), e como criança acredito ser mais difécil para mim passar um mês lá sem tem muito conhecimento no ingles...
    Então, eu queria uma ajuda sua para que eu consiga aprender o básico de convivência no ingles(restaurantes, pedir informações)...Seria muito útil.
    Adorei o seu blog!

    ResponderExcluir
  6. Ah! Esqueci de deixar meu e-mail na postagem acima...É luisedallo@yahoo.com.br ou declui@hotmail.com para MSN...Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Meu nome é Jordan pretendo estudar ingles em montreal de dezembro a fevereiro, um periodo de dois meses. Estou com duvidas a respeito da escola A.L.I. - Academie Linguistique Internationale, caso, conheçam gostaria de um segunda opinião e do que voces acham. Obrigado. meu e-mail: jordan.ferraz@hotmail.com

    ResponderExcluir