terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lanchonete Five Guys, em Vaudreuil: vale a pena


Montreal não é uma cidade que sabe apreciar as maravilhas da baixa gastronomia: entre a proibição de se vender comida em carrinhos de rua e redes locais que servem opções simplesmente nojentas (se é que pode se chamar o que é feito no La Belle Province de "opção"), comida barata, rápida e de qualidade é algo raro por aqui, com exceção de um sanduíche de smoked meat aqui e um poutine acolá.

Apesar de fast food ser, de fato, na maioria das vezes sinônimo de comida ruim, existe uma outra rede que se salva, sendo o exemplo mais citado o In-n-Out Burger, que não chegou ainda nem na costa leste dos Estados Unidos, então deve demorar ainda muito tempo para atravessar a fronteira.

A segunda melhor opção é, portanto, a Five Guys Burgers and Fries. A lanchonete, que tinha um status cult já faz algum tempo, ficou famosa ano passado quando o presidente americano (que aparentemente é um apreciador de junk food - a visita ano passado a um quiosque da Beavertails em Ottawa é outro exemplo disso) passou por lá pra comer um hamburguer.

Quando eu li a notícia de que a rede estava chegando no Quebec, achei o local escolhido para o primeiro estabelecimento estranhíssimo: por que uma cidade suburbana fora da ilha? Poderiam ter ao menos se instalado em algum lugar em West Island... por mais que o lanche deles seja melhor do que as atrocidades encontradas em outras redes, não vale a pena dirigir até o outro lado do rio só para comer hamburguer com batata frita. Mas este final de semana finalmente calhou de eu passar lá perto e resolvi conferir se realmente tudo o que falavam a respeito do lugar era merecido.

O menu é simples: um ou dois hamburgueres no pão, queijo, bacon e 15 tipos de condimentos desde os básicos mostarda e ketchup até aqueles mais incomuns para uma rede de fast food, como champignon ou jalapeño. Eles têm também duas opções de batata frita: a normal e cajun.

Nenhum restaurante da rede possui freezer, portanto nada é congelado e todos os ingredientes são frescos e os lanches e a batata são preparados na hora. A fazenda de origem das batatas é anunciada numa lousinha que fica na área de espera, perto de um baldinho cheio de amendoins com casca que você pode ir comendo enquanto o seu pedido é preparado.


O ambiente é dos mais despojados: limpo e super iluminado, com um pé-direito alto e música mais alta ainda (não sei se muda, mas somente os fãs de classic rock vão apreciar o repertório). Os funcionários são todos muito simpáticos - coisa rara numa lanchonete - e rápidos. As paredes são repletas de reproduções de críticas positivas que saíram em jornais e uns murais onde você pode deixar recado para os "five guys". O lanche é entregue em um saco de papel pardo, não importa se você vai levar para viagem ou comer ali mesmo.


O lanche é provavelmente o melhor e maior hamburguer que eu já comi em uma rede de fast food: a carne é fresca e o queijo é acima da média para esse tipo de estabelecimento, apesar de ser processado. Eu pedi o meu lanche "tout garni" e os condimentos não decepcionam: são todos frescos. A batata cajun foi a única decepção: o sabor não é muito interessante e nem muito apimentado. Vale muito mais a pena pedir a versão não condimentada.

Acredite: o lanche tem um gosto muito melhor do que a aparência

O hamburguer mais caro (bacon cheeseburger), batata frita e um refrigerante sai um pouco mais caro do que você pagaria no McDonald's: mais ou menos $12, mas a qualidade é simplesmente incomparável.

A Five Guys pode não valer os 40 minutos do centro de Montreal até Vaudreuil, mas se você estiver passando por lá, recomendo uma parada. Ou então espere até a franquia na Rue McGill abrir, ainda este ano. De qualquer forma, vale a pena o guilty pleasure.

Five Guys Hamburgers et Frites54 Boulevard de la Cité des Jeunes, Vaudreuil-Dorion, QC, tel. (450) 510-5258

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário