quarta-feira, 7 de julho de 2010

Os outros festivais de Montreal


New só de jazz vive o verão montrealense. Esta época do ano é cheia de festivais. Da comédia até o heavy metal, passando por cinema e fogos de artifício, estes são alguns dos eventos mais interessantes do mês de julho:

Just for Laughs: a versão anglófona de um dos maiores festivais de comédia do mundo começa hoje, dia 7 de julho, e vai até dia 25. Este ano, a principal atração será Steve Martin, que apresentará dois shows com outros comediantes e a banda The Steep Canyon Rangers, no dia 17. Outros destaques são Cheech & Chong, Kevin Smith, um documentário sobre Bill Hicks e um show de variedades apresentado por Pamela Anderson (calma, ela promete trazer vários comediantes ao palco).

Fantasia Film Festival: depois de amanhã começa o Fantasia que, como o nome já indica, reúne filmes fantásticos e de terror. Além de um screening de Scott Pilgrim vs. The World e uma seleção de filmes asiáticos sempre impressionante , este ano o festival traz a versão original de Metropolis, perdida a 83 anos, com 145 minutos de duração. A projeção terá uma nova trilha sonora  composta por Gabriel Thibaudeau, apresentada ao vivo por uma orquestra de treze músicos.

L'International des feux Loto-Québec: o festival internacional de fogos de artifício já começou, mas ainda dá tempo de assistir muita coisa. Mais do que um festival, o L'International de feux é uma competição: a cada sábado um país faz uma apresentação que reúne fogos de artifício sincronizado com música. Além das apresentações dos Estados Unidos, Canadá, Suécia e França, uma equipe do Quebec fará uma apresentação especial em homenagem à Céline Dion (dia 10 de julho). O melhor lugar para assistir aos fogos é no La Ronde. Os ingressos para os shows - que custam de $35 a $50, dependendo do setor - dão acesso também ao parque, então você pode passar o dia nos brinquedos e terminar o programa com os fogos.

Heavy MTL: acontece nos dias 24 e 25 de julho. O lineup deste ano está bem diverso: os maiores destaques são Megadeth, Slayer, Korn, Rob Zombie e Alice Cooper. A montrealense Melissa Auf der Maur (ex-Hole e Smashing Pumpkings) também vai se apresentar. No dia 23 acontece o Ciné-Metal, com dois filmes: o canadense Anvil! The Story of Anvil (a banda estará presente para uma sessão de perguntas e respostas) e Iron Maiden: Flight 666.

Divers/Cité: a "festa gay de Montreal" vai do dia 26 de julho ao dia 1º de Agosto. A programação deste ano tem eventos gratuitos ao ar livre, como a apresentação do filme J’ai tué ma mère, de Xavier Dolan, no Théâtre de Verdure e um show das Sister Sledge (aquelas que cantam "We are family") no Berri Square. Alguns eventos pagos também fazem parte do festival, como festas com DJs famosos como o austríaco Peter Rauhofer e apresentações de drag queens. Destaque para Michel Dorion - conhecida no Village por suas apresentações como Céline Dion - que apresentará um show em homenagem à Kylie Minogue no Cabaret Mado no dia 28.

Osheaga: o Osheaga já teve anos melhores, mas ainda assim continua sendo o festival de música mais interessante de Montreal. Os headliners este ano são Arcade Fire, aqui de Montreal e Weezer, mas tem muitos outros artistas interessantes que fazem o ingresso de $120 por dois dias de show valer a pena, como Metric, Devo, Stars, Jimmy Cliff, Major Lazer, Ariane Moffatt, We Are Wolves e o brasileiro Seu Jorge. Além do festival, acontece também o "Osheaga in the city", com shows do Chromeo e of Montreal (que na verdade é uma banda de Athens, Georgia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário