quarta-feira, 28 de julho de 2010

Promoção nos hotéis Delta até 4 de agosto

Pra quem vem pra Montreal até o dia 6 de setembro, fazendo a reserva até o dia 4 de agosto, vale a pena aproveitar a promoção nos hotéis Delta, que acontece não só aqui mas também em várias outras cidades do Canadá (a Alessandra Cayley escreveu um post super completo sobre os hotéis participantes em Toronto). A diária sai por $129 por noite durante a semana e $119 por noite nos finais de semana, nada mau para hotéis quatro estrelas muito bem localizados.

Os dois Delta da ilha ficam na região central da cidade: O Delta Montreal, na Avenue President Kennedy, pertinho da universidade McGill segue um estilo bem business, mas tem piscina com raia de 20 metros, um fitness centre, quadras de squash, sauna, hidromassagem e um spa. É uma boa opção para quem está viajando a negócios ou pretende conhecer a região central. 



Aliás,que estou falando do centro da cidade, deixo aqui um aviso aos que vem para cá pela primeira vez: muita gente me pergunta sobre a cidade subterrânea e tem curiosidade em conhecê-la, porque os guias de viagem sempre falam do RÉSO. A verdade é que essa é uma das atração turística mais chatas da cidade: só um monte de shopping centers emendados uns nos outros. No inverno é compreensível usar as passagens subterrâneas para fugir do frio, mas no resto do ano não faz sentido deixar de apreciar tudo de interessante que a cidade tem para oferecer para ficar enfurnado dentro dessa monstruosidade arquitetônica.

Mas voltando ao tópico deste post...

O outro hotel não fica muito longe. O Delta Centre-Ville, na University St., tem piscina aquecida, sauna, área de atividades para crianças, spa e o único restaurante giratório de Montreal, o Tour de Ville. Além disso, fica bem próximo de Vieux-Montréal e do porto, uma das melhores áreas para quem gosta de fazer turismo a pé.




Os dois hotéis, assim como o resto da rede Delta, são family-friendly: menores de 17 anos não pagam estadia se ficarem no mesmo quarto que os pais e as refeições do kid's menu são gratuitas para crianças até seis anos.

Informações e reservas no site Travelzoo.


Bookmark and Share

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sorveteria Meu Meu: um dos melhores sorvetes da cidade


A Meu Meu é uma pequena sorveteria na St-Denis, no Plateau, que fica aberta somente de maio a setembro. O que é uma pena, porque o sorvete deles, feito lá mesmo, é tão bom que passo vontade durante todo o resto do ano!

Uma grande evolução: ano passado, quando chovia eles nem abriam!

Eles tem no total 120 sabores que vão sendo revezados durante toda a temporada, conforme os "ingredientes disponíveis e o humor", assim toda vez que você passar por lá vai encontrar sabores novos, o que é bom para quem gosta de novidades, mas pode ser frustrante quando você está querendo um sabor específico e chega na frente da sorveteria e não o encontra escrito na lousinha.

Além dos sabores tradicionais de sorvetes e sorbets, eles têm também uma série de receitas diferentes do que você normalmente encontra por aqui, como cardamomo, canela, chá verde, queijo e espresso (feito com café fair trade). Minha recomendação é o sorbet de chocolate, quase tão bom quanto o meu favorito, o do saudoso Julia Cocina, em São Paulo. Os sorvetes feitos com leite de soja são provavelmente a melhor opção vegana na cidade. 

Sorvetes veganos

O lugar é tão pequeno que não possui mesas dentro, mas se você não quiser tomar o seu sorvete enquanto dá uma volta pelo Plateau, pode saborear o seu sorvete sentado num banco desses de praça em frente à sorveteria. 


Uma bola de sorvete custa $3.25 e eles tem também milkshakes, frozen yogurt e sundaes (com calda de fabricação própria). 

Crémerie Meu Meu: 4458 Rue St-Denis, tel. (514) 288-5889


Bookmark and Share

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Journée des Bons Voisins: festa eco-friendly em Mile-End

Este sábado, o Car Free Mile-End, um grupo que propõe meios de transporte alternativos para o bairro, vai fechar três quarteirões da St. Viateur Ouest (da Jeanne-Mance até a St. Urbain) para uma festa na rua.A idéia é criar um espaço de convivência onde pedestres possam aproveitar as ruas sem carros.

Journée des Bons Voisins terá uma feira com artesãos locais, músicos de rua, performances artísticas e atividades para as crianças e adultos (salsa, bambolê, pinturas com giz no asfalto) organizadas pelo YMCA do bairro. Outras organizações da comunidade, como a Eco-Quartier e o Centre d'Ecologie Urbaine de Montréal, também estarão presentes.

O evento é bem informal: leve suas cadeiras de praia, guarda-sol, violão, piscininha para as crianças e o que mais você quiser e aproveite a rua sem precisar se preocupar com os carros!

Journée des Bons Voisins
Dia 17 de julho, das 11h às 18h
Rue St. Viateur O., entre as ruas Jeanne-Mance e St. Urbain


View Journée des bons voisins in a larger map

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Os outros festivais de Montreal


New só de jazz vive o verão montrealense. Esta época do ano é cheia de festivais. Da comédia até o heavy metal, passando por cinema e fogos de artifício, estes são alguns dos eventos mais interessantes do mês de julho:

Just for Laughs: a versão anglófona de um dos maiores festivais de comédia do mundo começa hoje, dia 7 de julho, e vai até dia 25. Este ano, a principal atração será Steve Martin, que apresentará dois shows com outros comediantes e a banda The Steep Canyon Rangers, no dia 17. Outros destaques são Cheech & Chong, Kevin Smith, um documentário sobre Bill Hicks e um show de variedades apresentado por Pamela Anderson (calma, ela promete trazer vários comediantes ao palco).

Fantasia Film Festival: depois de amanhã começa o Fantasia que, como o nome já indica, reúne filmes fantásticos e de terror. Além de um screening de Scott Pilgrim vs. The World e uma seleção de filmes asiáticos sempre impressionante , este ano o festival traz a versão original de Metropolis, perdida a 83 anos, com 145 minutos de duração. A projeção terá uma nova trilha sonora  composta por Gabriel Thibaudeau, apresentada ao vivo por uma orquestra de treze músicos.

L'International des feux Loto-Québec: o festival internacional de fogos de artifício já começou, mas ainda dá tempo de assistir muita coisa. Mais do que um festival, o L'International de feux é uma competição: a cada sábado um país faz uma apresentação que reúne fogos de artifício sincronizado com música. Além das apresentações dos Estados Unidos, Canadá, Suécia e França, uma equipe do Quebec fará uma apresentação especial em homenagem à Céline Dion (dia 10 de julho). O melhor lugar para assistir aos fogos é no La Ronde. Os ingressos para os shows - que custam de $35 a $50, dependendo do setor - dão acesso também ao parque, então você pode passar o dia nos brinquedos e terminar o programa com os fogos.

Heavy MTL: acontece nos dias 24 e 25 de julho. O lineup deste ano está bem diverso: os maiores destaques são Megadeth, Slayer, Korn, Rob Zombie e Alice Cooper. A montrealense Melissa Auf der Maur (ex-Hole e Smashing Pumpkings) também vai se apresentar. No dia 23 acontece o Ciné-Metal, com dois filmes: o canadense Anvil! The Story of Anvil (a banda estará presente para uma sessão de perguntas e respostas) e Iron Maiden: Flight 666.

Divers/Cité: a "festa gay de Montreal" vai do dia 26 de julho ao dia 1º de Agosto. A programação deste ano tem eventos gratuitos ao ar livre, como a apresentação do filme J’ai tué ma mère, de Xavier Dolan, no Théâtre de Verdure e um show das Sister Sledge (aquelas que cantam "We are family") no Berri Square. Alguns eventos pagos também fazem parte do festival, como festas com DJs famosos como o austríaco Peter Rauhofer e apresentações de drag queens. Destaque para Michel Dorion - conhecida no Village por suas apresentações como Céline Dion - que apresentará um show em homenagem à Kylie Minogue no Cabaret Mado no dia 28.

Osheaga: o Osheaga já teve anos melhores, mas ainda assim continua sendo o festival de música mais interessante de Montreal. Os headliners este ano são Arcade Fire, aqui de Montreal e Weezer, mas tem muitos outros artistas interessantes que fazem o ingresso de $120 por dois dias de show valer a pena, como Metric, Devo, Stars, Jimmy Cliff, Major Lazer, Ariane Moffatt, We Are Wolves e o brasileiro Seu Jorge. Além do festival, acontece também o "Osheaga in the city", com shows do Chromeo e of Montreal (que na verdade é uma banda de Athens, Georgia).