sexta-feira, 4 de março de 2011

Restaurante do chef Akbar

A fachada é feia, mas a comida é boa


A maioria dos bons restaurantes de Montreal concentram-se na parte mais central da cidade. São poucos os lugares que valem uma viagem até os bairros mais afastados da ilha. O Chef Akbar é um deles.

O Restaurant du Chef Akbar, é o típico lugarzinho, aquele restaurante pequenininho e escondindo que pouca gente conhece, quem não conhece não entra e a gente adora indicar para os outros. Não é para menos: apesar da localização num strip mall feinho, uma fachada com letreiros em neon e uma decoração quase inexistente, a cozinha é surpreendente.

O lugar é basicamente comandado por um time de duas pessoas: o chef - que trabalhou na Índia no Moti Mahal, o restaurante onde o butter chicken e o tandoori chicken foram inventados - cuidando da preparação dos pratos, e sua esposa atendendo as oito mesas do lugar e explicando não só os pratos, mas também a rigorosa filosofia do chef: somente ingredientes sem conservantes são usados na preparação dos pratos. Assim que os pratos chegam à mesa isso fica claro: esta é não só provavelmente a melhor "cozinha de produto" nesta (baixíssima) faixa de preço mas uma das melhores da cidade. O menu é variado e vai muito além do que normalmente é oferecido em restaurantes indianos. Vale a pena experimentar as especialidades do chef, principalmente as de frango.

Especial do jantar de segunda à quarta-feira: butter chicken, grão-de-bico massala, arroz basmati, nan e salada

Apesar de não serem restauranteurs experientes, o casal Ali é claramente apaixonado pelo que faz e a qualidade dos ingredientes e cuidado no preparo dos pratos tem atraído cada vez mais pessoas. Eles me explicaram que o número de clientes aumentou muito desde a publicação de duas críticas positivas no Montreal Gazette no final do ano (eles haviam fechado o restaurante durante o feriado e quando voltaram encontraram a secretária eletrônica cheia de mensagens) e da última vez em que os visitei, dois ajudantes haviam sido contratados e o lugar estava ainda mais movimentado. Nada mal para um lugarzinho.

Restaurant du Chef Akbar: 15742, Boul. Pierrefonds, tel. (514) 696-3333


Bookmark and Share

Um comentário:

  1. Iberê,
    A foto é de dar água na boca.
    Belo post!
    Estou indo para Montreal no final de Agosto e fiquei tentado a conhecer o restaurante.
    Quando você comenta sobre a (baixissima) faixa de preço, qual é a estimativa em $CAD?

    Abraços,

    ResponderExcluir