Entrada sempre cheia
Independente do estilo, o avô de todos esse lugares é o Beautys.
Aberto em 1942, pelo jovem casal Freda e Hymie "Beauty" Sckolnick, o que era inicialmente uma doceria começou a oferecer refeições aos trabalhadores das fábricas dos arredores e com o tempo o restaurante foi ficando mais e mais conhecido e hoje já faz parte da história de Montreal. A família Sckolnick é dona do lugar até hoje: apesar do filho tocar os negócios no dia-a-dia, o octagenário Hymie continua recepcionando os clientes à porta, um trabalho nem sempre fácil, levando-se em consideração as filas formadas por famílias, casais, grupos de jovens hipsters e um ou outro turista na entrada.
Hymie toma conta da entrada
A comida é o que você poderia esperar de um diner: ovos, bacon, batatas, hamburguers... tudo é muito bem preparado, mas nada é muito revolucionário. Eles servem também smoothies (o de torta de maça é delicioso) e milk-shakes (à moda montrealense: bem fininho, quase um chocolate batido). O serviço é rápido e simpático e a decoração poderia ser considerada retrô, se o lugar não estivesse lá faz 70 anos e provavelmente não deve ter mudado muito desde a algumas décadas.
Delicioso infarto
O café-da-manhã para duas pessoas sai em torno de $40, mais do que você vai pagar em lugares que servem versões mais criativas da refeição favorita da cidade, mas ainda assim vale a pena conhecer o Beautys, se não pela comida, ao menos pelas histórias, fotos e autógrafos nas paredes, além da oportunidade de conhecer Hymie Sckolnick, um verdadeiro personagem saído das páginas de um livro de Mordecai Richler. Você pode até esquecer o que comeu quando esteve lá, mas não vai esquecer a visita tão cedo.
Beautys Luncheonette: 93 Av. du Mont-Royal O., tel. (514) 849-8883