terça-feira, 20 de abril de 2010

Vieux Four Manago, uma boa opção em West Island


Quem mora na cidade de Montreal costuma chamar West Island, as cidades mais suburbanas e anglófonas da ilha, de Waste Island. E realmente não dá pra dizer que o lugar é a parte mais interessante da metrópole: a oeste do Boulevard des Sources você vai encontrar muitas casas, shoppings e prédios de escritórios, mas não muito mais do que isso. Para quem trabalha ou mora na região, restam poucas opções de bons lugares para comer, já que a norma são aqueles family restaurants com pratos enormes, comida sem gosto, crianças chorando e televisões passando partidas de hockey.

Mas existem algumas exceções, como o Vieux Four Manago. O nome não poderia ser mais apropriado: já dá pra sentir o cheirinho de pizza no forno à lenha logo na porta (na verdade, o nome poderia ser mais apropriado sim, já que nem o restaurante, nem o forno são realmente velhos, mas divago). O lugar está sempre cheio: no horário do almoço, com o pessoal que trabalha por perto; à noite, com casais e famílias. A decoração é simples: paredes de tijolos, mesas com toalhas brancas e uma vela em cima. O centro das atenções é realmente o forno à lenha, aberto e bem próximo dos comensais.

A pizzaria, que é do filho de Massimo Manago, o proprietário do Vieux Four de Laval, serve pizzas no legítimo estilo italiano, com a massa bem fininha e cobertura na medida ideal. Me lembra muito as boas pizzarias de São Paulo, só que com um cardápio com bem menos invencionices. Minha favorita é a Marinella: molho de tomate, alho, cebola, bacon e queijo.

A casa serve ainda massas, carnes (principalmente vitelo) e algumas saladas que são surpreendemente boas. Nada muito revolucionário, mas tudo muito bem feito e recomendado, caso você não queira comer pizza.

As sobremesas são feitas lá mesmo. Recomendo o crème brûlée, muito melhor do que o decepcionante tiramisù, que veio recoberto numa enorme camada de creme chantilly.

Vale comentar ainda sobre o serviço: além de rápidos e eficientes, os garçons são super atenciosos e simpáticos.

O jantar para duas pessoas, sem vinho, sai por mais ou menos CAN$60, muito menos do que nos bairros mais centrais da ilha.

Vieux Four Manago: 3636, boul. Saint-Charles - Kirkland, tel. (514) 428-0100

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário