terça-feira, 20 de abril de 2010

Vieux Four Manago, uma boa opção em West Island


Quem mora na cidade de Montreal costuma chamar West Island, as cidades mais suburbanas e anglófonas da ilha, de Waste Island. E realmente não dá pra dizer que o lugar é a parte mais interessante da metrópole: a oeste do Boulevard des Sources você vai encontrar muitas casas, shoppings e prédios de escritórios, mas não muito mais do que isso. Para quem trabalha ou mora na região, restam poucas opções de bons lugares para comer, já que a norma são aqueles family restaurants com pratos enormes, comida sem gosto, crianças chorando e televisões passando partidas de hockey.

Mas existem algumas exceções, como o Vieux Four Manago. O nome não poderia ser mais apropriado: já dá pra sentir o cheirinho de pizza no forno à lenha logo na porta (na verdade, o nome poderia ser mais apropriado sim, já que nem o restaurante, nem o forno são realmente velhos, mas divago). O lugar está sempre cheio: no horário do almoço, com o pessoal que trabalha por perto; à noite, com casais e famílias. A decoração é simples: paredes de tijolos, mesas com toalhas brancas e uma vela em cima. O centro das atenções é realmente o forno à lenha, aberto e bem próximo dos comensais.

A pizzaria, que é do filho de Massimo Manago, o proprietário do Vieux Four de Laval, serve pizzas no legítimo estilo italiano, com a massa bem fininha e cobertura na medida ideal. Me lembra muito as boas pizzarias de São Paulo, só que com um cardápio com bem menos invencionices. Minha favorita é a Marinella: molho de tomate, alho, cebola, bacon e queijo.

A casa serve ainda massas, carnes (principalmente vitelo) e algumas saladas que são surpreendemente boas. Nada muito revolucionário, mas tudo muito bem feito e recomendado, caso você não queira comer pizza.

As sobremesas são feitas lá mesmo. Recomendo o crème brûlée, muito melhor do que o decepcionante tiramisù, que veio recoberto numa enorme camada de creme chantilly.

Vale comentar ainda sobre o serviço: além de rápidos e eficientes, os garçons são super atenciosos e simpáticos.

O jantar para duas pessoas, sem vinho, sai por mais ou menos CAN$60, muito menos do que nos bairros mais centrais da ilha.

Vieux Four Manago: 3636, boul. Saint-Charles - Kirkland, tel. (514) 428-0100

Bookmark and Share

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Curio-cité: uma das lojas mais... curiosas de Montreal

A Curio-cité, que tem duas unidades no Plateau, é sem sombra de dúvida uma das lojas mais diversas de Montreal. Aparentemente, o lugar é um caos sem fim, mas conforme você começa a prestar mais atenção, percebe que tudo que está à venda ali foi cuidadosamente escolhido: têm móveis, papelaria, brinquedos, bolsas, cortinas, cama, mesa e banho, itens de decoração e tudo aquilo que, por falta de uma definição melhor, acaba caindo naquela categoria chamada de "presentes".

O slogan do lugar é "artigos de qualidade por um preço realista" e é a mais pura verdade: eles vendem por uma fração do preço itens que no Brasil você encontra numa Spicy da vida, principalmente itens de cozinha de marcas como Zylizz, Bodum e Oxo, além de produtos de várias outras marcas super boas que em outras lojas mesmo aqui em Montreal (por exemplo a Déco Découverte) acabam saindo por um preço bem maior.

Se você é do tipo que gosta de lojas de "curiosités", dessas onde você encontra uma máscara tribal africana e uma torradeira revestida em borracha verde, com certeza vai querer passar horas no meio dessa bagunça.

81, Ave. du Mont-Royal O., tel. (514) 282-0737
3879, Rue Saint-Denis, tel. (514)286-0737

Uma outra loja no mesmo estilo é a Chez Farfelu, que fica no 843 da Ave. du Mont-Royal E., tel. (514) 528-6251.

Bookmark and Share