quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Orgânicos, vegetarianos, e outros verdes de Montreal...


Montreal é a cidade mais verde que já conheci. Esta ali, colada em Amsterdam quando se trata de consciência ecológica. E este pensamento existe em todas as esferas sociais, vem do maior empresário, dono do Cirque du Soleil e fundador da One Drop – ong séria em prol da preservação e boa distribuição da água no planeta, ou dos vendedores da mercearia da esquina, que não fornecem mais sacos plásticos descartáveis. São verdes a extensa e útil ciclovia que cobre a cidade, e o eficiente sistema de coleta de lixo reciclável. É verde o espírito pouco consumista e menos vaidoso do montrealense, que valoriza produtos de segunda mão, faz bazares nas esquinas, trocando seus moveis, discos e roupas com os vizinhos. É verde também o valor dado à arte e à musica independente.



Os exemplos são infinitos e inspiradores. Você conhece o Communauto? É uma empresa de automóveis que funciona assim: você paga 500 dólares para ficar sócio, e pode usar os carros nos dias que precisar, pagando um valor baixo por quilometro utilizado. A gasolina é reembolsada, você não paga o seguro, não se preocupa com a manutenção, com estacionamento, troca de pneus no inverno, e outras muitas chatices que envolvem ter o seu próprio carro. E a Équiterre? É uma cooperativa de produtores locais que leva à sua porta toda semana frutas, legumes, laticínios e cereais frescos e orgânicos para você comer bem. É ou não é um lugar para se repensar esse sistema onde so o novo, o meu, e o mais caro interessam?

Mas, tudo isso para dizer que conheci esta semana uma lanchonete vegetariana maravilhosa na Saint Viateur, a recém-aberta La Panthère Verte (precisa dizer que é TUDO orgânico por la?). O lugar é uma gracinha e vende sanduíches de falafel, tofu, ou portobello com muitos molhos e folhas crocantes, por $7. Há também sopinhas muito bem temperadas, e saladas de quinoa, beterraba etc., igualmente deliciosas. Outro excelente vegetariano de Montreal, é o conhecido restaurante Aux Vivres, na Saint Laurent. No verão eles têm um terraço aberto ao publico super agradável. No menu, misturam creme de amendoim com salada de cenoura em um de seus sanduíches, ou raspas de coco queimado com folhas verdes em outro. Uma sopa que amei foi a de feijão branco e um fio de azeite de dendê, exótica e saborosa. Os sucos são incríveis (gosto muito do de maça com pêra e gengibre). Pra terminar tem um menu só de chás, com ervas asiáticas e africanas. O Aux Vivres é um pouco mais caro, mas com $20 come-se muito bem. Vale conhecer os dois.

Bookmark and Share

3 comentários:

  1. Hum... deu vontade de conhecer o Panthère verte... parece ser bem bom. Valeu pela dica! as fotos do blog estao um show!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. obrigada Pat! vao la sim, voces vao adorar!
    beijos grandes

    ResponderExcluir
  3. Vou me mudar para Montreal em breve e estou a procura de todos os verdes que aparecerem por aí! Ótimo post, super dica para nós vegetarianos!

    ResponderExcluir