quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Pop Montreal começa hoje!
domingo, 27 de setembro de 2009
Montreal é o destino mais descolado da TMagazine, do New York Times, deste outono
Confira a matéria completa aqui.
sábado, 26 de setembro de 2009
Passeio fotográfico no Outono de Montreal, pelas lentes do designer Renato Japi
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Encontros mensais abertos ao publico agitam o Musée de Beaux Arts de Montreal
Se tivesse que escolher entre os museus de Montreal, certamente ficaria com o Musée de Beaux Arts (um must see da cidade), e não apenas pela bela coleção permanente e ótimas mostras temporárias que apresenta. O que mais me atrai neste centro são as atividades culturais interativas que oferece aos visitantes. Na agenda estão encontros com artistas plásticos, curadores, diretores de filmes, mas também aulas de desenho e aquarela, aulas teóricas sobre pintura, musica e cinema. Tudo de graça! Vale a pena ficar ligado na programação (veja aqui), principalmente porque o lugar é super agradável, e ponto de encontro de gente interessante. No domingo, dois documentários sobre arte vão ser apresentados pelos diretores – Karsh: un regard sur l’histoire, e Mort à Venise: un voyage musical avec Louis Lortie. E na quarta-feira, o curador da próxima mostra que entra em cartaz no museu (dia 2 de outubro), Robert Upstone, da Tate Britain, fala sobre vida e obra do pintor inglês William Waterhouse.
domingo, 20 de setembro de 2009
Pra quem curte historia em quadrinho, Montreal é um paraíso
Agora que o outono se instalou de vez na cidade, vale começar a traçar o mapa das livrarias mais aconchegantes pra se proteger durante a próxima estação. Entre as maiores de Montreal, estão a anglofona Chapters/Indigo e a francesa Renaud Bray. As duas sao daquelas enormes, com cafés internos e muitos best sellers nas estantes. Na Indigo da Sainte Cathrine tem uma área bem grande de graphic novels – os quadrinhos – de fazer babar qualquer marmanjo. Sem falar nas três estantes de Manga que atraem curiosos e adeptos de toda Montreal. Nao tem programa melhor que escolher três ou quatro revistas, e se afundar nas gostosas poltronas de veludo da casa pra ler, enquanto se toma um café bem quentinho... Mas quem é fa de quadrinhos, nao pode deixar de conhecer a pequenina e independente Drawn and Quarterly na rua Bernard, aqui no Mile End. A livraria nao so vende as obras de desenhistas do mundo inteiro, como incentiva a produção de quadrinhos locais, e oferece oficinas pros visitantes. Apesar do tamanho, ela é repleta de objetos de desejo que sobem pelas paredes e deixam muitas livrarias de grande porte pra trás. A lojinha porém nao é lugar para a leitura, mas é um ponto-chave pra quem quer montar um bom estoque de livros, antes que as temperaturas glaciais tomem Montreal de assalto.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Redondinho e quentinho 24 horas por dia: conheça o Bagel da Fairmount, um ponto turístico de Montreal
Não sei quanto a vocês, mas como boa carioca que sou sinto fome a qualquer hora do dia ou da noite. Deve ser porque la no Rio não faltam opções para um casse-croûte a toda hora: mesmo de madrugada! Cervantes, Pizzaria Guanabara, Koni, entre tanto outros... Uma das minhas primeiras surpresas ao chegar aqui em Montreal foi constatar que, apesar do agito da cidade, sao poucas as alternativas para aliviar aquela fominha que te pega de surpresa no meio da noite. O Bagel da Fairmount é uma delas, e uma ótima opção, diga-se de passagem. A pequena fabrica produz rosquinhas quentes num forno gigante e a todo vapor desde 1950, sem parar! (e isso inclui sabados, domingos e feriados, 24h por dia, 365 dias por ano - nao é demais frisar). A qualquer hora é possível se deliciar com estes pãezinhos amarelo-ovo de origem judaico-americana. Aos domingos pela manha a fila de montrealenses e turistas que vêm conferir a receita é enorme. E volta e meia vemos turistas tirando foto ao lado da pequenina usina de bagels. O coberto de gergelim, na minha opinião, é o mais gostoso, principalmente porque esta sempre fresquinho... Cada bagel sai por $0,75. Experimente com cream cheese ou manteiga, ficam
Instantâneas de Montreal: Lac aux castors ou será Lac aux chiens?
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Joe Beef, Garde Manger, Liverpool House, etc: os melhores restaurantes de Montréal
poutine com lagosta do Garde Manger
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
60 segundos de diversão, loucura e muita imaginação: é o M60, festival de curtas curtíssimos de Montreal
Assistir a 60 filmes em uma hora pode parecer loucura, mas ha dois anos tornou-se uma pratica corriqueira entre alguns cinéfilos de Montreal. Para tanto, eles inventaram o tal M60, festival de curtas de um minuto cada, que chega a sua segunda edição este ano, com uma seleção de 180 filmes divididos em três dias de apresentação (9, 10 e 11 de setembro). O simpático festival (completamente independente) é uma caixinha de surpresas da melhor qualidade. Tudo começa um mês antes da exibição dos filmes, quando aventureiros – não necessariamente ligados ao cinema, e isso so fortalece o festival – se inscrevem e recebem um tema a ser explorado audiovisualmente em 60 segundos. Este ano Deception foi a idéia-base escolhida para todos os curtas-metragem do festival, e dela partimos para coisas tão diversas e absurdas quanto a historia de um cão que descobre sua vocaçao para a cerâmica (!??!!). Em meio a 60 filmes, muitos se destacam pela criatividade, irreverência e alguns pela sensibilidade artística e estética. No final, fica um gostinho de quero mais... As sessões custam $7 e acontecem às 20h30 na peculiar Sala Rossa (um dos lugares mais descolados para shows e afins de Montreal). Na sexta vai rolar um after party para celebrar o festival.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Para se despedir do verão, uma visita ao Parc National d’Oka, a 45 minutos de Montreal
Setembro chegou e as piscinas de Montreal encerraram suas atividades, trazendo aquela tristeza típica de fim de verão. Mas (não se desespere) resta esperança para quem deseja dar o ultimo mergulho do ano. Até porque o sol quente esta ai, provando que a estação so acaba quando termina. Então pé na estrada em direção à região das Laurentides, no sul do Québec. A apenas 45 minutos de carro de Montreal, o Parc National d’Oka é daqueles onde podemos recarregar as baterias. Além da grande área verde aberta ao camping, caminhadas e pedaladas, a praia à beira do Lac des Deux Montagnes é ideal para se reconectar com a natureza. Cercada de arvores e habitada por gaivotas, a praia também é ponto de partida para quem pratica vela e caiaque. Veja mais informações sobre o parque aqui.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Cinema sob as estrelas: não perca o telão que fica ate segunda na Place des Arts do Festival des Films du Monde
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Musica, teatro e humor: o grupo québécois L’Orchestre d’Hommes-orchestres se apresenta em outubro na UsineC, em Montréal
Quem esteve no festival Just For Laughs deste ano deve lembrar dos animados músicos que pintavam e bordavam sobre uma Kombi, encenando números criativos e engraçados no meio da rua. Entre os passantes, não ha quem não tenha simpatizado com o quarteto québécois L’Orchestre d’Hommes-orchestres, seja pela impressionante sintonia do grupo, ou pela originalidade das suas esquetes. No palco (ou melhor, no teto da kombi), os instrumentistas tiravam som de tudo o que se pode imaginar: uma serra, uma bengala, tubos de madeira, cordas, buzinas, canudos, megafones, tamancos e o que mais havia de disponível ali na hora. Em sua “orquestra” figuram mais de 100 instrumentos inventados por eles, com os quais interpretam composições inspiradas no universo de Tom Waits - também envolvendo teatro, humor e pitadas de blues. Ai vai mais uma chance de conhecer este delicioso quarteto: entre 28 e 30 de outubro eles vao estar no espaço de arte contemporânea UsineC, e de 3 a 5 de novembro no mesmo palco acompanhados das afinadas New Cackle Sisters.