

Dicas e sacadas da cidade mais gostosa do Canadá, por Iberê Rodrigues e colaboradores



Esse é o primeiro fim de semana do Festival des Films du Monde e o tempinho chuvoso nos incentiva a procurar abrigo em uma das salas de cinema da cidade. No Cinéma Impérial, a aguardada comédia judia Oy Vey! My son is gay! (Evgeny Afineevsky) estréia às 19h, e tem tudo para ser a mais concorrida da bilheteria. O cinema Quartier Latin exibe The Sunset Sky (Olivier Bernier), sobre a conturbada relação de uma moça com seu irmão autista, apos a morte da mãe deles (às 19h20). No mesmo horário e no mesmo cinema, o documentário japonês Eatrip (mencionado no outro post sobre o FFM), de Yori Nomura, exibe alguns hábitos de forno e fogão orientais. Ainda numa das salas do Quartier Latin, às 21h30, passa o filme espanhol Ramirez (Albert Arizza), sobre um jovem e sedutor fotografo, que é um serial killer. Se o tempo melhorar, vale dar um pulo na Place des Arts e assistir, à luz da lua, à ficção de Oliver Stone, The Doors (22h15), para relembrar a trajetória do grupo e seu vocalista Jim Morrison, encarnado por Val Kilmer. Veja mais sobre a programaçao aqui. Boa sessão!

colaboração especial de Alexandra Forbes
No Vieux Montréal:


Hôtel Place d’Armes


W

Auberge du Vieux-Port

rua de la Commune, 97, 876-0081, www.aubergeduvieuxport.com

Ultra moderninho, lobby espartano com, ao fundo, uma sala de leitura cheia de livros de design. Maria Ganem, autora deste blog, ficou lá e dividiu suas impressões nesse post aqui.
Sofitel
Desde que o histórico e imponente Ritz Carlton decaiu e perdeu o trono, o novo Sofitel, quase vizinho, tomou seu lugar como melhor hotel do Downtown. Apesar de fazer parte de uma grande rede internacional, o design é único e cheio de personalidade, especialmente no lobby inundado de luz natural. Nos banheiros, produtos com a grife Roger & Gallet e espelhos anti-embaçantes. Nos quartos, todos ensolarados e decorados em tons de bege, carpetes ultra-macios, escrivaninha espaçosa, camas fofíssimas e flores frescas.
Rua Sherbrooke Ouest, 1155, tel. (514) 285-9000, www.sofitel.com
Opus

Rua Sherbrooke West, 8, 657-5656, www.opushotel.com


De sexta feira de manha ate domingo à noite uma das ruas mais importantes de Montreal da passagem às barraquinhas de comidas, barezinhos, araras de roupas (com ótimas promoções) e exibições artísticas das mais variadas. Passear pelo Boulevard Saint Laurent é uma boa pedida neste fim de semana e uma chance de se despedir do verão, que já esta quase nos deixando... Quem quiser fazer o tour completo, tem que entrar no boulevard na altura da Avenue du Mont Royal e descer até a Sherbrooke a pé. No caminho é possível ver de um tudo: de roupas de brechó (vendidas a $1 ou pouco mais), até aulas de tango a céu aberto. A idéia é que todas as atividades que ocorrem na rua normalmente desçam para a calçada e se misturem aos pedestres. Os restaurantes e bares se instalam no meio fio, experimenta-se vestidos, óculos e chapéus em pleno asfalto, corta-se o cabelo, e (sim) dança-se tango, salsa, ou merengue no meio da rua! Nem preciso dizer que as comidinhas sao um capitulo a parte dessa historia ne? Na área portuguesa (altura da rua Rachel), vende-se sardinhas, frango e lingüiça na brasa, servidos em deliciosos sanduíches ao molho picante de piripiri...uma delicia (e super em conta). Esses eventos acontecem durante todo o verão nas principais ruas de Montreal – Avenue du Mont Royal, Sainte Catherine, Saint Denis, e Boulevard Saint Laurent. Sem contar que o Village (bairro GLS de Montreal) fica fechado para carros durante toda a estação (o pedaço da Rue Sainte Catherine), com dezenas de barezinhos agitados para se explorar nestas noites quentes.
Quem prefere fugir dos hotéis quatro ou cinco estrelas em estilo rococó (daqueles onde o tapete, a colcha e o papel de parede tem estampas diferentes entre si, e os moveis sao do tempo da vovó), uma boa dica é ficar no Hotel Gault. Apontado pelo New York Times e pela Condé Nast Traveller como um dos melhores de Montreal, o Gault é um hotel boutique contemporâneo, que não perde em elegância ou conforto. Um otimo custo-beneficio é o quarto Terra: espaçoso, em estilo loft, com cama queen size, lindos moveis contemporâneos, parede de tijolinhos, e uma enorme sala de banho branca, com banheira e cabine de banho em vidro. Três janeloes até o chão voltados para a pacata Rue Sainte Helène iluminam o ambiente. Para completar, o brunch é servido até às 14h (!) aos sábados e domingos. No mês de setembro, o Gault vai estar com 40% de desconto (quartos a partir de $159).
Veja outras dicas dos melhores hotéis de Montreal aqui.

O Festival des Films du Monde vai tomar conta de Montreal entre 27 de agosto e 7 de setembro. A competição traz este ano 400 filmes para a cidade, sendo 130 longas internacionais e inéditos. Trata-se do maior festival independente da América do Norte, adorado pelos diretores de primeira viagem que têm um lugar de destaque na competição. O FFM é conhecido também pela sua diversidade cultural, 78 paises estarão representados, entre eles o Brasil pelo diretor José Padilha (que exibe a realidade da fome em seu documentário Garapa).
O festival é dividido em sete categorias, entre as quais estão a competição mundial, a competição de primeiras obras (compétition des premières oeuvres), a competição de documentários do mundo, o olhar sobre os cinemas do mundo (regards sur les cinémas du monde), e os hors-concours. O passaporte com direito às 750 sessoes de cinema do festival custa $ 80. Os filmes serão exibidos no Cinéma Impérial, Théâtre Maisonneuve, Cinéma Quartier Latin, Cinéma ONF, e Hotel Hyatt Regency. Veja mais informações sobre preços e a programação aqui.
Seguem alguns filmes que me pareceram interessantes:

Este ano, até Os Mutantes desembarcam na cidade dia 3 de outubro no palco do Le National. As atrações do PopMontreal incluem ainda o grupo de rock americano Yo la tengo, e o grupo de tango eletrônico da Argentina, Bajofondo. Para os fas do Dinosaur Jr, que teve que cancelar a presença no festival por motivos de saúde de um dos componentes, ha esperança: dia 23 de janeiro de 2010 a banda confirmou que estará no Club Soda. Mais uma boa noticia, quem previa ir no show do dia 17 de outubro da banda canadense Metric, ganhou uma nova chance: a banda anunciou esta semana, apos o esgotamento dos ingressos, que vai rolar na véspera (dia 16 de outubro) um show extra para os fas também no Metropolis.








Tomar uma cerveja gelada no calorão que esta fazendo em Montreal virou uma questão de sobrevivência! Para quem procura um lugar badalado, a dica é conhecer a Buvette chez Simone. O bar debruçado na Avenue du Parc, na altura da Villeneuve, vive lotado, mesmo durante os primeiros dias da semana, em qualquer horário... é um sucesso!
O clima é “descontraído, mas nem tanto”. Do lado de fora um agradável terraço com mesinhas de madeira é rodeado por canteiros de frutas e legumes, com berinjelas e tomates aparentes (!), além de uma trepadeira bem cheia e verdinha que faz sombra na galera até às 21h, quando o sol finalmente se poe em Montreal nesta época do ano. O interior é mais “arrumadinho” (e barulhento), com mesas de madeira comunitárias em forma de T, luminárias bem originais, e um enorme quadro negro que exibe as varias opções de cerveja e vinho em taça que a casa oferece. A cerveja en fût (numa taça grande) custa entre $4,50 e $6,00. O cardápio traz uma série de petiscos servidos em pequenas porções que vão da saucisse maison ($4,50), ao gorgonzola ($7,00), passando pelo presunto de parma ($11,00) e o gravlax ($8,00). Cheers!
O Bicycle Film Festival, original de NY, esta em sua nona edição e este ano acontece em 39 cidades do mundo. De 14 a 16 de agosto, o evento toma conta de Montreal trazendo curtas, longas e muitas festas que celebram o life style de quem anda sobre duas rodas. O festival começa na sexta às 19h com a exibição do filme canadense Where are you go, de Benny Zenga & Brian Vernor no Office National du Film du Canada. A programação segue com um churrasco noturno, depois de uma pedalada pos-filme.
Em paralelo, vai rolar nas sextas-feiras 14 e 21 o Bike Movies in the Park. Mais alternativo, o encontro acontece no Parc Mont Royal às 20h55, e é todo misterioso... Ao chegar no local, o ciclista deve procurar por uma bicicleta equipada com um projetor. A idéia é seguir a tal bike até um ponto de encontro secreto (que os organizadores improvisarão na hora), onde será instalado um telão para exibição de “um bom filme”. Atenção, os ciclistas devem levar cerveja, comida, canga e o que mais acharem que combina com uma noite de cinema no parque...

| Organisateur : | The Vagrants of St-lo |
| Type : | |
| Réseau : | Mondial |
| Date : | lundi 3 août 2009 |
| Heure : | 19:00 - 19:05 |
| Lieu : | Mont-Royal Metro |
| Adresse : | Mont-Royal |
| Ville : | Montreal, QC |
Iberê é um paulistano que em 2009 mudou-se para Montreal e está a cada dia descobrindo o lado mais interessante e incomum da cidade. Aqui ele dá dicas que vão desde restaurantes dos mais variados tipos até lojinhas inusitadas. Só não espere encontrar nada sobre o Cirque du Soleil... Iberê conta com um time de colaboradores que inclui a carioca Maria Ganem e a globetrotter Beatriz Tasso Fragoso. Mande seus comentários ou dúvidas para o email ibere81 arroba gmail ponto com.